Proposta Pedagógica

Para apresentar sua Proposta Pedagógica, uma escola precisa primeiramente definir-se quanto aos seus ideais de trabalho, seus objetivos e práticas educacionais. O que pretendemos com essa criança que nos é confiada? Quem é essa criança? Como acontece o processo da aprendizagem? Como os professores podem interferir nesse processo?

Essas, são as eternas indagações que movem a Educação e os educadores e cujas respostas vão se aperfeiçoando ao longo dos tempos por intermédio de práticas e intermináveis estudos nos campos da Filosofia, da Sociologia, da Psicologia e da Didática.

Buscando sempre posicionar-se ao lado de teorias e estudos, os mais idôneos e comprovados possíveis, é que a Escola Lígia Machado adotou como Proposta Pedagógica a linha de trabalho Construtivista Sociointeracionista. Explicando melhor: procuramos nos apoiar nas diretrizes fornecidas pelos renomados educadores Jean Piaget, Lev Vygotsky, Henri Wallon e Emília Ferreiro, acreditando que seus estudos se completam e se direcionam no sentido de explicar o árduo trabalho intelectual que uma criança de pouca idade é capaz de desenvolver quando tenta interpretar um dado da realidade que passou a ser significativo para ela.

Usando suas estruturas cognitivas, isto é, os instrumentos intelectuais de que dispõe, a criança interpreta e modifica essa realidade e, em constante interação com o meio, atinge novos e melhores níveis de equilibração, realizando a aprendizagem. Nesse percurso, não poderíamos deixar de mencionar o importante papel que o professor desempenha como mediador desse processo, uma ponte entre o que a criança já sabe e o que ela pode e deve aprender.

A escola e o educador que desejarem alcançar sucesso em sua empreitada, têm de se convencer e abraçar essa mudança conceitual da prática pedagógica: organizar situações de aprendizagem as mais desafiadoras, enriquecedoras e significantes possíveis.

Assim acreditamos e assim nos propomos fazer.

Rua Major Gustavo Storch, 105
Cep: 13.209-080 - Jundiaí-SP